Seleções, pedaços e fragmentos

noticias_desde_el_sur

Vejo pouco a televisão porque prefiro os livros, os jornais ou o computador para obter informação e inteirar-me de algo. Com os anos, aprendi a desconfiar do que sai nas telas e quando se trata de noticiários mais ainda. Nos dias em que a minha paciência está em níveis altos, uso o informativo das oito como exercício para detectar o que sei que se esconde atrás das frases triunfalistas. Porém só o faço, repito, quando tenho disposição estóica.

Ainda assim, entro numa inquietude se passo por um hotel e vejo os turistas olhando esses canais, como a CNN, que nós cubanos não podemos ter em nossas casas. Faz pouco, iniciei uma discussão com um peruano que assegurava – apaixonadamente – que em cada casa de Havana podíamos sintonizar a Telesur. Não sabia ele, em sua desorientação, que só nos está permitido acessar uma estudada coleção do que se transmite cada dia por esse canal. Apenas um par de horas na noite, sob o nome de “Seleções de Telesur”, passam no reduzido filtro do que pode ser mostrado nos nossos meios televisivos.

Curiosamente, e apesar dos cortes, as informações telesurenhas passam kilometros de distância da NTV. De vez em quando, inclusive, algo escapa, que nega ou contradiz o que minutos antes se afirmou no noticiário oficial transmitido por Cubavisión. Compreendo então porque a Telesur inclusive não pode ser exibida sem cortes ante nossos olhos ávidos de notícias. Teríamos que alugar algum quarto de hotel, pago em moeda conversível, para ver sem restrições esse canal e todos os outros que nos são proibidos.

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s