Nascimento?

Hoje poderia ser 3 de junho ou 9 de setembro, pois apenas alguns detalhes sinalizam que estamos no Natal. Poucos, muito poucos, se felicitam na rua. Comparado com o 25 de dezembro do ano passado, este é um dia mais sem encanto e com menos expectativas frente ao futuro. Mais de doze meses se passaram desde que pressagiamos  – na intimidade da família e dos amigos – supostas reformas, que ficaram num telefone celular ou no usufruto de um hotel que não podemos pagar.

O galo cantará hoje para um povo reduzido em sua ação a um verbo lento: esperar. Enquanto isso, minha agenda telefônica acumula apagamentos dos amigos que emigram e nosso presidente salta como gato enjaulado quando lhe falam de dissidentes presos. Quão pouco avançamos neste 2008! Que ridículos passos no mesmo lugar, demos até este dezembro.

Nota do tradutor
Cuba, como outros países hispânicos, tradicionalmente celebra Natal em 24 de dezembro, Noite Boa que termina a meia noite com a Missa do Galo. A tradiçao sustenta que quando o galo canta a meia noite é o anúncio do nascimento de Jesus.

About these ads